Homeopatia para ansiedade: o que você precisa saber sobre esta prática

Homeopatia para ansiedade: o que você precisa saber sobre esta prática
Compartilhe:

A ansiedade é um problema que atinge milhares de pessoas em todo o mundo e, que no Brasil, é ainda mais intenso. Segundo a OMSa população brasileira é a mais ansiosa do mundo. Apesar dessa condição ser tão popular, ainda não se sabe ao certo o que desencadeia a doença. É sabido, entretanto, que quem sofre de ansiedade é mais sensível a determinados gatilhos, como são chamadas as ações que “disparam os alarmes” e culminam no aparecimento das crises. Dessa forma, o acompanhamento de profissionais da saúde mental, como psiquiatras e psicólogos, é indispensável. Paralelo a isso, muitos têm percebido que a homeopatia para a ansiedade também é uma ajuda válida. 

No artigo de hoje, falaremos um pouco mais sobre esse método alternativo de tratamento. Continue a leitura e saiba mais! 

Entenda o que é a ansiedade 

De modo geral, é um termo utilizado para denominar alguns transtornos que provocam nervosismo, medo, apreensão e grande preocupação. A ansiedade é uma reação exacerbada e involuntária diante de determinadas circunstâncias. É claro que todos ficamos tensos em situações de pressão ou estresse, mas o problema começa quando isso passa a ser vivenciado de forma muito frequente e intensa, deixando o corpo constantemente em estado de alerta. 

Conforme o Manual de Diagnósticos e Estatísticas dos Transtornos Mentais, os sintomas relacionados à ansiedade incluem medo e inquietação excessiva. Além disso, alterações no comportamento fazem parte do quadro. Apesar de ser um problema de saúde mental, os sintomas se manifestam no corpo, e em alguns casos podemos até mesmo observar: 

  • apetite desregulado ― muita fome ou falta de vontade de comer; 
  • alterações no sono ― insônia ou sono excessivo; 
  • pensamentos repetitivos e sabotadores; 
  • sensação constante de perigo; 
  • tensão e dores musculares; 
  • inquietação e irritabilidade; 
  • excesso de preocupações; 
  • medo de falar em público; 
  • problemas digestivos, como azia, por exemplo; 

Afinal, o que é Homeopatia? 

É uma especialidade médica e farmacêutica que consiste na administração mínima de medicamento homeopático. O objetivo é estimular uma reação orgânica do corpo, fazendo com que ele encontre uma autocura. Nesse método de tratamento, o foco é o indivíduo em sua totalidade, não a doença. 

Essa ciência foi desenvolvida pelo médico alemão Samuel Hahnemann, há mais de 220 anos. Apesar de não haver consenso entre os profissionais da saúde e no meio científico, a prática tem o intuito de reequilibrar a energia vital e tratar uma grande variedade de doenças, físicas e psicológicas. 

Ela é baseada em 4 pilares, como você vê abaixo. 

  1. Experimentação: os medicamentos homeopáticos não são criados de forma aleatória, mas, sim, com base em testes. 
  2. Lei da semelhança: o medicamento homeopático se baseia na mesma composição do que causou a doença. 
  3. Remédio único: uma vez que a prática considera o indivíduo como um todo, ela considera que a resolução da doença está contida em apenas um único medicamento. Entretanto, devido à complexidade das fórmulas e indivíduos, pode ser que haja necessidade de mais de um.              
  4. Doses mínimasAcredita-se que o processo de diluição do medicamento seja suficiente para tratar a doença. 

Homeopatia para ansiedade: conheça os detalhes do tratamento 

É importante dizer desde o início que a homeopatia de maneira isolada não resolve a ansiedade. É preciso estar associada à mudança de hábitos e de rotina, além de, claro, acompanhamento com especialista. Ou seja, o indivíduo tem que participar ativamente do tratamento. 

No diálogo com o profissional de saúde, um especialista saberá identificar se existem outras possibilidades de indicação médica e terapêutica além das convencionais para tratar aquela ansiedade, analisando caso a caso. 

Para que você possa compreender melhor como a homeopatia pode ajudar de forma participativa no tratamento para controle da ansiedade, separamos suas aplicações de acordo com os problemas que esse transtorno pode causar.   

Combate à depressão 

Nessas situações, os medicamentos homeopáticos agem para equilibrar os aspectos físico e mental. Podem ser administrados isoladamente ou combinados a antidepressivos de acordo com o grau de depressão diagnosticado. 

Combate ao medo, insegurança e Transtorno do Pânico 

Assim como no tópico anterior, o tratamento homeopático é indicado somente após o diagnóstico e análise feitos pelo médico. Para saber o grau do problema, o profissional investiga vários aspectos da vida do paciente, incluindo se ele possui uma rotina estressante, e se apresenta sintomas como insônia, nervosismo e pânico. 

Esse último aparece, geralmente, quando há o medo de estar em alguns lugares ou exposto a certas situações. Porém, os fatores responsáveis pelo problema podem ser biológicos, como o desequilíbrio da serotonina. Por isso, quando a homeopatia for uma alternativa sinalizada pelo profissional especialista, é tão importante que o homeopata responsável busque identificar a origem do medo e o trate de forma personalizada. 

Controle do estresse e redução da insônia 

Esses sinais estão diretamente relacionados à vida e rotina do paciente. A insônia é um dos sintomas da ansiedade e pode causar mau humor, cansaço e falta de atenção. Quando em tratamento homeopático devidamente recomendado, o paciente poderá utilizar medicamento individualizado e recomendam-se algumas mudanças de hábitos. 

Combate à ansiedade 

O tratamento homeopático para combate à ansiedade é avaliado de acordo com cada quadro, seguindo o estudo das causas, sintomas e consequências na vida de quem relata a doença.    

As substâncias homeopáticas são extraídas dos reinos vegetal, animal e mineral. Na sequência, são manipulados e diluídos. Apesar de serem medicamentos aptos para pessoas de qualquer idade, é sempre importante lembrar que somente profissionais qualificados poderão indicar se um tratamento homeopático é o ideal para quem o busca. 

Conseguiu entender como a homeopatia funciona para a ansiedade? Caso tenha alguma dúvida, converse com o seu médico ou com um farmacêutico de sua confiança. Continue acompanhando nosso blog para receber informações sobre saúde e bem-estar. 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter
Receba nossos conteúdos com prioridade direto em seu e-mail